Linguagem COBOL – Programação Voltada aos Negócios

Cobol

Apesar de pobremente conhecidas, há muitas outras linguagens de programação além das básicas vistas pela maioria dos usuários da Internet. A lista das linguagens de programação de terceira geração – projetadas para oferecer uma fácil utilização pelo ser humano, com diversas características que a propiciam – é certamente maior do que leigos podem imaginar.

Uma destas é chamada programação COBOL, sigla de Common Business Oriented Language (Linguagem orientada a negócios), que, como o próprio nome diz, encontra sua utilização maior no comércio, na indústria, no mercado financeiro ou na administração de empresas ou mesmo no governo.

Apesar de ser muitas vezes classificada como obsoleta, muitos dos sistemas ainda têm base nesta forma de programação, o que revela a relativa eficiência deste método. Contudo, comparado às inovações na área da programação, esta mostra possuir uma sintaxe repetitiva e falta de suporte de variáveis, entre outras características simples para sistemas modernos.

Salienta-se a massiva presença da linguagem em sistemas operacionais como Windows e Linux, assim como em instituições financeiras por todo o mundo. De acordo com pesquisa feita no fim dos anos 90 pelo Gartner Group, quatro em cada cinco das linhas de código-fonte do mundo eram em COBOL.

O que justifica, então, a utilização do COBOL nas instituições modernas? Pesquisas revelaram que o custo para reescrever um código nesta linguagem para outra mais moderna é maior do que os benefícios advindos desta manobra. Além disso, o alto risco do processo é algo que muitas das empresas não estão dispostas a correr.

Por fim, nota-se que, mesmo não sendo comum o desenvolvimento de novos aplicativos na linguagem de programação COBOL, esta se provou eficaz e adaptável durante o tempo, o que permitiu sua sobrevivência entre as instituições. É importante, pois, que se tenha um profissional capaz de entender e programar neste método, a fim de possuir uma garantia sobre os sistemas utilizados nas empresas.

Deixe um comentário

Um comentário

  1. Galera, quem estiver interessado em treinamento de COBOL ou outros cursos voltados para Programação, venha conhecer a ESCOLA DE PROGRAMADORES temos vários cursos como: JAVA, Mainframe, PHP, Fundamentos de Programação, HTML 5, Android, entre em contato com a Escola de Programadores http://www.escoladeprogramadores.com.br), ou através do telefone 11 3129-7430