Qual a Importância do Inglês no Mercado de Trabalho?

Essa é uma pergunta que muita gente se faz. Mas, na realidade, ela deveria já ter perdido completamente seu direito de existir. Por que? Muito simples. A importância do inglês no mercado de trabalho é total. Mesmo que digam para você que espanhol é bom, mandarim é uma excelente opção para o futuro. Esqueça tudo isso. Sem saber falar inglês fluentemente lhe será completamente impossível conseguir uma colocação numa grande empresa. Espanhol e quaisquer outras línguas que você quiser aprender servirão como diferenciais para sua contratação. Mas se não saber inglês, nada feito.

O inglês é a língua chave para o mundo dos negócios. Chineses e Latino-Americanos devem falar espanhol ou mandarim? Claro que não. Mesmo essas sendo suas línguas maternas, eles necessitam do inglês para poder chegar “aonde o dinheiro está”. E essa é a principal confirmação para minhas argumentações.

Hoje em dia, quanto mais idiomas você falar fluentemente, mais importante e mais longe você evoluirá em sua vida profissional. Assim, torna-se muito simples entender a importância do domínio do inglês diante das exigências cada vez maiores de qualificação na disputa de vagas de emprego.

Mesmo em empresas onde raramente você usará o inglês em suas atividades corriqueiras, o domínio do idioma lhe garantirá o devido destaque na hora de uma promoção ou de uma colocação num posto melhor ou numa vaga para uma cidade que deseje.

No mercado de trabalho, o inglês é tão básico como saber ler e escrever ou saber operar um computador com os softwares básicos para escritório. Assim, como em todos os outros pré-requisitos, o domínio do inglês deve ser buscado desde cedo. De preferência começar na infância. Desta forma, ao chegar a idade de encarar a busca pelo primeiro emprego, o jovem já terá o domínio completo e será capaz de “sentir” o inglês como se fosse sua língua materna. Contudo, não se iluda, isso não será fácil. Basta analisar-se a quantidade de pessoas que fazem cursos de inglês para depois sofrerem uma espécie de “bloqueio” e simplesmente não consigam falar uma única palavra; apesar de entenderem e conseguirem escrever no idioma.

Sendo assim, um bom curso de inglês deve ter sempre em mente que seus alunos fazem o curso tendo em vista aprimorarem-se profissionalmente ou buscar sua primeira vaga. Portanto, devem saber que entrar no mercado de trabalho exigirá a fluência no idioma e que as aulas voltadas para a conversação devem ser não só estimuladas como muito exigidas e freqüentes. Muito mais do que a gramática e o ensino do “lado acadêmico da língua”, a conversação é o principal alvo a ser alcançado. Pois só ela dará ao aluno a verdadeira fluência verbal e auditiva tão necessária e tão desesperadamente buscada pelas empresas.

Além disso, é importante fazer-se entender ao aluno que o aprendizado do inglês deve ser sempre em modo de imersão total. Ou seja, deve ouvir músicas, ver filmes e assistir canais de TV (se possível) sempre em inglês e sem legendas. Dessa forma, aumenta a percepção das nuances da língua e fica muito mais fácil captar e aprender corretamente a forma como ingleses ou americanos falam.

Assim aprender inglês tendo como alvo o mercado de trabalho é sempre uma opção acertada e que só percebemos sua importância quando perdemos uma vaga ou uma promoção por não termos conhecimento sobre esse idioma tão interessante.

Deixe um comentário

49 comentários

  1. Ano passado escrevi um artigo sobre isso que deu muito o que falar também. Leia aqui.

  2. mais foi muito bem esplicado !!!

    parabens a vcs que escreveram!!!♥♥

  3. Muito bem explicado, ajudou mesmo!

    Vlw.

  4. Por causa da grande globalização que ocorre mundialmente houve a necessidade de adotar uma linguagem eficiente para a comunicação entre as nações. A linguagem que foi adotada foi o inglês. Já que a mesma é conhecida e falada nos quatro cantos do mundo.

    Como o mercado de trabalho vem se tornando cada vez mais competitivo, e as empresas principalmente as de grande e médio porte, possuem filiais e clientes em diversas partes do mundo, os candidatos às vagas dessas empresas precisam ter um conhecimento da língua inglesa, para poderem ter alguma chance de conquistar a vaga.

    Temos que saber que dentro de seu país cada pessoa estará falando a sua língua nativa. Porém na sociedade global, que é onde possui a fonte de informação e de conhecimento, exige uma comunicação só. Quem não adotar essa linguagem, estará praticamente excluído da sociedade global e por conseqüência do mercado de trabalho.

    Podemos perceber que aprender inglês deixou de ser um diferencial para ser uma necessidade, pois sem ele ficaremos desqualificados na hora de conquistar um emprego.

    Pois o domínio da linguagem mundial é uma maneira de termos muitas portas abertas para o nosso crescimento e desenvolvimento profissional atingindo também nossa vida pessoal e cultural.

    Mas para aprender o inglês não basta apenas freqüentar um curso, temos que fazer com vontade e empenho, e ter a consciência que para pensar em grande sucesso temos que nos preparar cada vez mais, e o inglês é o começo dessa busca de sucesso no mercado de trabalho.

  5. Obrigado,foi td bem explicado valeu nota 10

  6. adoreiiiiiiiiii
    muito bem escrito esse texto
    ta maraaaaaaaaa!!
    bjinho

  7. adoreeii
    muito bem esplicado!!

  8. eu bgostei

  9. Bruna

    esplicado !!!

    Preocupe-se primeiro com seu português linda, ok ?

  10. Olá de novo.

    Novamente usufruí de sua postagem para explanar aos meus alunos sobre a importância de um curso de inglês, apesar de minha escola ainda não dispor desse curso, achei muito importante passar isso a eles.

    Parabéns novamente pela postagem.

  11. gostei a abordagem do tema foi bem legal.

  12. Parabéns por esta elucidação a respeito do inglês.

  13. isso e muito legal congratolations!!!!!!!

    ajuda muito

  14. isso ajuda muito

  15. gosteii muitoo pq pra mim foi mais facil . pq tive que pegar imprimir e depois digitarr tudoo mais adoreii foi maneir vlw. BeijoOs e TCHAU!

  16. adorei
    foi muito bem publicado

  17. Marli Soffa Rézio

    Com a necessidade de inclusão no mercado globalizado, a lingua inglesa tem se firmado como o indioma que alcança todos os continentes tanto no meio empresarial quanto nos centros de estodos acadêmicos.Juntamente com outros indiomas como o espanhol e frances, vem facilitar esse intercambio mundial.

  18. otima a resposta de vxs
    ante nao sabia nem o que era o ingles hoje faço cursso de ingles♥

  19. Nós mudaremos essa situação um dia – Estamos caminhado para isso – onde a dependência dos povos dominarem “saber” a língua inglesa será + dominante.

  20. muito beêm esplikadooo;( ameei;* valew;*

  21. me ajudou mesmo em

  22. obrigada vc mim ajudo muito vou receber a nota maxima do meu professor de ingles,mais uma vez obrigado.

  23. otima a resposta de vxs
    ante nao sabia nem o que era o ingles hoje faço cursso de

  24. Valeu por ter me ajudado nota 10 vocês são de mais!

  25. Muito bom! Adorei

  26. amei a explicaçãooo….me estimulou a continuar meu curso!

  27. muito bom ajudou muito na minha peskisa

  28. puuxa,vlw mesmo graças a vcs fui escolhida e ganhei em primeiro lugar na feira multidisciplina q acontcu na minha escola….vlw mesmo!!!!
    by:thay

  29. iremos fazer um trabalho sobre a importancia do ingles, e realmente ajudou a nos preparar para aprentar

    valew

  30. elizany bruna poliana

    gostemos muito do assunto vai nos ajudar em um trabalho. achemos tudo que precisamos . obrigado

  31. beatriz conrado da silva

    esse grau de ensino e muinto bom para todos os estudantes.e universitarios.

  32. Adorei…
    Ajudou muitissimo na minha pesquisa!!!!

  33. amei esse artigo;era o que eu estava precisando encontrar….vou me sair bem no trabalho.BRIGADú

  34. e muito legal o q estar escruto e parabens a quem escreveu

  35. Este texto me ajudou muito,ela ta muito bem elaborado gostei muito..
    valew

  36. Olá, quero pedir a permissão de postar o seu artigo no facebook da escola que trabalho.

  37. adorei muito mi ajudou bastante no meu trabalho de escola valeu

  38. joao victor furtado

    bem primeirament eu naum sabia nada de ingles mas agora ja to ate falando um pouco o ingles =D

  39. ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  40. Marianna Travazolle

    Foi de Muita utilidade pr.mim , Pois me ajudou muito em um Trabalho , sobre a Importância do Inglês no mercado de trabalho .

  41. Iraci

    Pode postar o artigo no Facebook.

  42. Iraci

    Pode postar o artigo no Facebook!

  43. ameeei ♥
    baeijos

  44. isso mesmo … learn english is the best way …

  45. Jussandra Fernandes

    Tenho 17 anos e, concluindo o ensino médio este ano, estou iniciando o curso agora.Porém, minha mãe, diríamos que não seja tão moderna assim pra entender e compreender a importância do curso.Aí eu pensei"como somente minhas palavras não bastam, vou abrir um site e a mostro", então ela não teve mais dúvidas que é bastante importante ter um curso de inglês nas mãos pra alcançar uma vaga excelente no mercado de trabalho, quer dizer, isso é só a primeiro etapa né?Rs nível 1º.

  46. gostei de mas